"Que a força esteja com vocês"


"Luminosos seres somos nós"






É de se saber, que a consciência humana, antes de atingir o pensamento crítico-reflexivo, com base na ciência, na técnica e na filosofia, passou por um longo processo de compreensão do mundo, que podemos chamar de mítico-primitivo.

Digamos que o mítico, no ser humano, se deu (ou se dá)como um processo de compreensão do mundo, cujas raízes se fundam nas emoções e na afetividade.

A função primordial do mito é tranquilizar e acomodar o ser humano, além de fixar modelos de ritos e símbolos das atividades e ações humanas.

A passagem do mito à razão acontece, de forma muito lenta, ao longo da história, quando o humano dessacraliza o pensamento, ou seja, retira do pensamento aquilo que lhe é sobrenatural.

Será que, então, ao desenvolvermos a reflexão crítica amordaçamos ou violentamos o mito?
Será que, através da racionalidade, ferimos o mito em sua existência?

Bem, saibam que a razão e a ciência não são as únicas formas válidas de interpretar o real!

Tudo o que desejamos, queremos ou pensamos, se situa também no horizonte da imaginação!



ALGUNS mitos são indispensáveis para o existir humano, pois minimizam anseios, nos auxiliam a superar impotências, enriquecem as abordagens interpretativas do mundo, etc.

PORÉM, há que se vigiar quando o mito se apresenta de forma negativa e radical. Há que se negar os mitos que nos empurram à DESUMANIZAÇÃO!

Exemplos de mitos que devemos abominar: o mito da "raça pura", o mito do cientificismo que tudo explica, a figura de Hitler e seu significado para o mundo e por aí vai...


No mais, gritemos: SOMOS HUMANOS!


"Que a força esteja com você"


2 comentários:

Angelo Feitor disse...

Pois é, ontem mesmo eu tinha perdido o caxixi do berimbau que eu tinha acabo de comprar em porto seguro e fiz o ritual do São Longuinho, promentendo dar três pulinhos caso o encontrasse e não deu outra! Achei o dito cujo e agora posso tocar meu berimbau de boas

maurinho disse...

GRAAANDE Ângelo...
ô, muleke...
saudades, velhinho!

toca um samango ou um barravento aí pra são longuinho que ele merece...

dá uma olhada aí na página do blog: "África: seu nome é DIVERSIDADE"
lá tem uns toques de berimbau...
dá hora!

então... estou com o livro que vc deu pra sua prima... muito bom... é bom saber que vc seguiu seu caminho em grande estilo...

forte abraço, mano...
aparece...
a gente se tromba aí pela vida...

namastê, evoé!