CANTO


O CANTO
Utilizados para a recitação de orações. Semelhantes aos cantos são os TONS DE SALMODIA (canto do salmo nas liturgias).


ANTÍFONAS E RESPONSÓRIOS
Acredita-se que a prática da alternância entre meios coros seja uma imitação dos modelos sírios, adotada nos primórdios da igreja cristã.
As ANTÍFONAS são mais numerosas que qualquer outro tipo de cântico. Uma vez que se destinam a grupos, as mais antigas são, de modo geral, silábicas.
Forma aparentada à salmodia são os CANTOS RESPONSORIAIS, um versículo curto que é cantado por um solista, e repetido pelo coro antes de uma oração.


TRACTOS
São os cantos mais longos da liturgia, em parte porque tem os textos mais extensos, e também porque as melodias são alongadas pelo uso de figuras melismáticas.


GRADUAIS
Canto que teve origem em Roma e veio para as igrejas francas, sob uma forma altamente elaborada.
É um responsório abreviado, no qual o refrão é iniciado pelo solista e continuado pelo coro.


ALELUIA
Consiste num refrão sobre a palavra aleluia e num versículo dos salmos.
O solista canta a palavra aleluia; o coro repete e prossegue com jubilus, um longo melisma sobre o ia final. O solista canta então o versículo, acompanhado pelo coro na última frase, e se completa o cântico com outro aleluia seguido de jubilus (coro).


OFERTÓRIOS
Semelhantes aos graduais, originalmente cantados pela congregação e pelos clérigos durante a cerimônia de apresentação do pão e vinho.


CANTOS DO ORDINÁRIO
Os cantos do ordinário da missa eram, originalmente, melodias silábicas muito simples cantadas pela congregação – Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei.

Nenhum comentário: